domingo, 4 de janeiro de 2009

Ano 2009 Inicia com Pérolas da Comunicação Social

Os principais semanários do País, pelo menos os que afirmam ter maior expansão, iniciaram este ano de 2009 da melhor forma oferecendo "pérolas" deliciosas aos seus leitores.

Vejamos o caso do "SOL", na sua revista "TABU", do passado dia 3 de Janeiro.

Num artigo escrito com tempo e calma, por não ser de um tema de última hora, sob o tema Saúde e referido ao HOSPITAL DE S. JOSÉ, sob a pena de GRAÇA ROSENDO e acompanhado de fotos de Helena Garcia, a páginas 45 pode-se ler:
Cinco séculos de História
No início era o "banco das águas"
.......

A obra completa, porém, já não a viu D. João II. Só no reinado do SEU FILHO, D. MANUEL I, é que o "hospital dos pobres", como lhe chamava o povo, abriu as portas.

.......

Bem poderá a douta equipa pedagógica do Ministério da Educação mandar reescrever os manuais de História Pátria, que erroneamente não afirmam tal vínculo filial entre os dois reis da nossa segunda dinastia.

Havia realmente um vínculo de familia entre D. João II e D. Manuel I, mas não era o de pai e filho, mas sim o de CUNHADOS!!!!

D. João II era casado com uma irmã de D. Manuel I e à hora do falecimento por não ter filho herdeiro, entretanto já falecido, é o próprio D. João II que designa o seu cunhado, D. Manuel I, como seu sucessor.

Não sendo os textos referidos notícias de última hora, mas sim um trabalho feito com tempo para ser publicado quando houver espaço disponível, é lamentável a falta de referenciação histórica dos textos.

No entanto, é de louvar que a autora em termos de cultura geral saiba que D. Manuel I sucedeu a D. João II.

Sem comentários: