sábado, 13 de fevereiro de 2010

Os inícios de um acordo ortográfico ... de lei!

Ultimamente tem vindo certa imprensa a vangloriar-se da aplicação do tal Acordo Ortográfico de forma de lei.

Desnecessário será fazer notar que é muito pobre o país que necessita de uma lei publicada no seu jornal oficial para fazer vingar a língua que por lá se fala. Não é por essa via que a língua do país progride e se mantém viva, por muito que isso custe a certa classe política que grassa por aí.

Um exemplo disso é o que sucede na notícia que transcrevemos a seguir, de hoje, do jornal "i" onde a parte ampliada nos deixa na dúvida se o erro crasso se deve meramente a uma gralha (pássaro bisnau que aparece por vezes nos textos) ou a uma aplicação das modernas leis do Acordo?????


A Guarda Civil espanhola anunciou hoje a detenção de um homem que tinha uma pistola e documentação falsa e que se pensa possa fazer parte da organização terrorista ETA, informaram fontes policiais.

A detenção ocorreu num controlo de rotina realizado entre as localidades de Asteasu e Villabona, na província de Guipuzcoa, quando o homem viajava num bicicleta.

Depois de comprovar que o homem estava armado e com documentação falsa, a Guarda Civil procedeu à sua detenção estando agora a procurar identificá-lo.



Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Sem comentários: